UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANIA BATISTA DE SOUZA
11/02/2016 09:24

DISCENTE: VANIA BATISTA DE SOUZA
DATA: 29/02/2016
LOCAL: A definir
TÍTULO: “Carvalho Déda e o jornal “A Semana”: visibilidade da educação (1946-1969).
PALAVRAS-CHAVES: Jornal impresso; História da educação; Práticas educativas; A Semana; Carvalho Déda.

O jornal impresso tem sido amplamente utilizado nos estudos da história da educação, trazendo diferentes modos de organização quanto aos conteúdos e formas de acordo com a evolução do tempo. Este trabalho teve como objetivo analisar as publicações de cunho educacional do jornal impresso a “A Semana” criado e dirigido por Carvalho Déda na cidade de Simão Dias/Se, entre os anos de 1946 a 1969. Analisou, sobretudo, como às práticas educativas, os profissionais da educação e instituições escolares foram tratados no impresso. Desse modo, o objeto e fonte de pesquisa foi o próprio impresso contando também com fontes orais e documentais. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o aporte teórico de autores que discutem a História da Educação como: Nunes (1984), Le Goff (2003), Luca (2005), Chartier (209), Barros (2010), Sobral (2012) entre outros. Foi observado que o jornal publicou sobre as festividades escolares, o ensino primário, ensino profissionalizante, a implantação do ensino ginasial e política educacional que contribuiu para a instrução no município. Apresentou campanhas relacionadas à questão do analfabetismo, condições precárias de ensino, bem como a valorização dos professores, principalmente na defesa do grupo escolar “Fausto Cardoso”, ginásios “Carvalho Neto” e Industrial. A análise dos conteúdos das matérias foi pautada em Bardin (1999). Os resultados parciais indicam a diversidade de temas educacionais e a visibilidade dada as questões locais sobre a educação em Simão Dias.

Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10