Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
02/02/2016 12:35
Entendemos que a produção de material didático que contribua para o desenvolvimento mais satisfatório das habilidades de leitura, pesquisa, argumentação e produção textual pode potencializar o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. É necessário, então, buscar alternativas que possam permitir um aprendizado significativo das dessas habilidades, através do incentivo à leitura, à pesquisa e à escrita, além de refletir sobre o cotidiano docente, no sentido de compreender as dificuldades que perpassam o ensino dos gêneros textuais no contexto do Ensino Fundamental. Esta proposta ampara-se nas contribuições de teóricos da área de Linguística (especificamente nos estudos enunciativos e na Linguística Textual) tais como Bakhtin (1999), Marcuschi (2008), Koch (2006, 2008), Rojo (2012), Schneuwly e Dolz (2004), da área de educação, como Demo (2010) e Moraes (2004), mas também nos documentos oficiais que tratam das Orientações Curriculares para o ensino de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998, 2013).
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