UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: DIEGO FARO ALVES
01/02/2016 10:23

DISCENTE: DIEGO FARO ALVES
DATA: 29/02/2016
LOCAL: PROEC-Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
TÍTULO: Soluções Analíticas e Solução de Elementos Finitos em 1D da Equação Diferencial da Aderência no Concreto Armado
PALAVRAS-CHAVES: aderência, concreto armado, elementos finitos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Estruturas
ESPECIALIDADE: Mecânica das Estruturas

O fenômeno de aderência entre a armadura de aço e o concreto é a condição nuclear de existência do concreto armado e um fundamento capital na definição do comprimento de ancoragem no Cálculo Estrutural. Neste sentido, a matematização da aderência no Concreto Armado assume importância de ordem técnica e científica. Cientificamente, a aderência no Concreto Armado é pesquisada analiticamente e experimentalmente. Nesta dissertação de mestrado, são analisados os modelos descritos por equações diferenciais atribuídas a Yankelevsky e Casanova, dois clássicos autores neste tema. São calculadas as soluções analíticas das equações diferenciais da aderência para o deslizamento relativo entre armadura e concreto segundo as formulações de Yankelevsky e Casanova. Estudos numéricos são apresentados, indicando-se a tensão de aderência, a distribuição de deformação e de tensão no concreto e no aço, os deslocamentos no concreto e no aço, comparando-se as soluções das formulações de Yankelevsky e de Casanova. A solução de elemento finito associada a equação diferencial de aderência atribuída a Yankelevsky é calculada e comparada as soluções analíticas determinadas segundo as formulações de Yankelevsky e Casanova, evidenciando-se a concordância das soluções analíticas e da solução de elementos finitos. Vários gráficos são apresentados, comparando-se as soluções analíticas e a solução de elementos finitos para as distribuições de tensão de aderência, deslizamento, deslocamentos no aço e concreto, deformação no concreto e no aço, e a evolução da série de fissuras discretas geradas no espécime de concreto armado estudado. É conclusivo afirmar que a contribuição principal desta dissertação está sintetizada na reprodução integral dos resultados segundo as teorias sobre aderência desenvolvidas por Yankelevsky e Casanova e representa o domínio pleno do método de geração de fissuras discretas no Concreto Armado, podendo ser generalizado para leis tensão-deslizamento arbitrárias e novas famílias de elementos finitos de aderência em 1D.

Presidente - 1227752 - DAVID SOARES PINTO JUNIOR
Interno - 1552491 - MARCOS ANTONIO DE SOUZA SIMPLICIO
Externo ao Programa - 2086309 - FABIO CARLOS DA ROCHA
Externo à Instituição - JOSAFA DE OLIVEIRA FILHO