UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISE MELO DE ALMEIDA ALVES
20/01/2016 14:43


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAISE MELO DE ALMEIDA ALVES
DATA: 28/01/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: TRILHAS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: (RE) UNINDO CORPO E NATUREZA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chaves: Meio Ambiente, Formação, Educação Física, Saberes.
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Historicamente os seres humanos buscam incessantemente estabelecer seu domínio sobre a natureza, confrontando-a e exaurindo os seus recursos de forma desenfreada. Pode-se afirmar que são recentes as preocupações e discussões pautadas por uma ótica sustentável, em relação aos impactos ambientais e suas consequências à existência. Desse modo, o homem vem assumindo posturas negativas em relação aos impactos ambientais ocorridos na terra, evidenciando a urgência de uma mudança paradigmática, a partir de uma concepção não dissociada entre sociedade e natureza. Essa possível e necessária mudança tem na educação uma aliada, capaz de proporcionar a inclusão de novos valores e a ampliação dos saberes, que são condições básicas para que o ser humano se relacione de forma harmoniosa com o meio em que vive. Nesse contexto, a educação física é dotada de potencial transformador, no que tange à contribuição para formação de sujeitos responsáveis pelo mundo que habitam. Portanto, a pesquisa deverá responder à seguinte questão: como a formação em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe UFS dos cursos de licenciatura e bacharelado têm contribuído para a relação corpo e natureza? O caminho que será percorrido para realização dessa pesquisa terá uma abordagem qualitativa e quantitativa, que empregará para a coleta de dados, os instrumentos, entrevista semiestruturada e questionário fechado. A técnica de tratamento dos dados, será realizada através da análise de conteúdo. Sendo assim, ao término dessa pesquisa, espera-se colaborar com as discussões acerca da educação física e a sua relação com a dimensão ambiental, de modo a contribuir com a edificação de um outro princípio de formação, que priorize a conexão do homem com o meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2082011 - CAE RODRIGUES
Presidente - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf