Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISE MELO DE ALMEIDA ALVES
20/01/2016 12:48
Historicamente os seres humanos buscam incessantemente estabelecer seu domínio sobre a natureza, confrontando-a e exaurindo os seus recursos de forma desenfreada. Pode-se afirmar que são recentes as preocupações e discussões pautadas por uma ótica sustentável, em relação aos impactos ambientais e suas consequências à existência. Desse modo, o homem vem assumindo posturas negativas em relação aos impactos ambientais ocorridos na terra, evidenciando a urgência de uma mudança paradigmática, a partir de uma concepção não dissociada entre sociedade e natureza. Essa possível e necessária mudança tem na educação uma aliada, capaz de proporcionar a inclusão de novos valores e a ampliação dos saberes, que são condições básicas para que o ser humano se relacione de forma harmoniosa com o meio em que vive. Nesse contexto, a educação física é dotada de potencial transformador, no que tange à contribuição para formação de sujeitos responsáveis pelo mundo que habitam. Portanto, a pesquisa deverá responder à seguinte questão: como a formação em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe UFS dos cursos de licenciatura e bacharelado têm contribuído para a relação corpo e natureza? O caminho que será percorrido para realização dessa pesquisa terá uma abordagem qualitativa e quantitativa, que empregará para a coleta de dados, os instrumentos, entrevista semiestruturada e questionário fechado. A técnica de tratamento dos dados, será realizada através da análise de conteúdo. Sendo assim, ao término dessa pesquisa, espera-se colaborar com as discussões acerca da educação física e a sua relação com a dimensão ambiental, de modo a contribuir com a edificação de um outro princípio de formação, que priorize a conexão do homem com o meio ambiente.
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