Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA FERNANDA REIS DE MATOS
18/01/2016 09:32
Com a efetivação da Lei nº 11.892/08 que instituiu no âmbito do sistema federal de ensino a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, houve marcante expansão da educação profissional em todo o país. Nesses sete anos o número de instituições de educação profissional cresceu significativamente e trouxe uma demanda de estudantes que optaram por essa modalidade de ensino. Observa-se que grande parte desses estudantes está na faixa etária considerada pelo estado brasileiro como juventude (15 aos 29 anos) e optam pela modalidade Ensino Médio Integrado, que agrega o Ensino Médio à formação profissional. Todavia o conceito de juventude sofreu alterações significativas a partir de análises sociológicas como as de Bourdieu. Hoje tem-se uma corrente de estudos que justificam a juventude como algo ainda não classificado e inaugura o debate sobre juventudes. Essa pesquisa analisa essas juventudes, presentes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Sergipe, sua relação com a escola e os significados que elaboram sobre ela para seus projetos de futuro. Parte-se da análise sobre quem é esse jovem, quais as causas que o fizeram optar por essa modalidade de ensino e como elaboram seus projetos de futuro a partir da escola e da modalidade que escolheram.
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