UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ANE ROSE DE JESUS SANTOS MACIEL
12/01/2016 16:06

DISCENTE: ANE ROSE DE JESUS SANTOS MACIEL
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: ENTRE FATOS E RELATOS: AS TRAJETÓRIAS DE CARMELITA PINTO FONTES E ROSÁLIA BISPO DOS SANTOS NA EDUCAÇÃO SERGIPANA (1960-1991)
PALAVRAS-CHAVES: Carmelita Pinto Fontes, Educação, Ginásio de Aplicação, Rosália Bispo dos Santos, Trajetória.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa objetiva analisar as trajetórias intelectuais de Carmelita Pinto Fontes e Rosália Bispo dos Santos e suas contribuições para a educação sergipana, durante os anos de 1960 a 1991. Busca compreender como essas professoras consolidaram suas profissões e conduziram suas atividades pedagógicas nas instituições que atuaram, ao tempo que identificando aspectos que favoreceram a obtenção de destaque nos estabelecimentos educacionais de renome social, a fim de demonstrar os impactos que suas ações proporcionaram à sociedade de sua época. O marco temporal aqui utilizado justifica-se, pois, em 1960 ocorreu a inauguração do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, primeiro espaço de convivência entre as duas personagens analisada, e 1991, ano que ambas entraram em processo de aposentadoria. Vale destacar que esta investigação encontra-se alicerçada nos pressupostas da História da Educação, e de Sergipe, História Cultural e amparada pela História Oral. Utilizando-se das principais fontes: atas de inauguração, inscrições de alunos, atas de reuniões de pais e mestres, fotografias, artigos de jornais, entrevistas. As fontes aqui trabalhadas foram encontradas nos arquivos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe/CODAP, do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense/CEMAS, do Instituto Educacional Rui Barbosa/IERB, do Instituto Dom Luciano Duarte/IDLD, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe/IHGSE, e do Arquivo Geral da Universidade Federal de Sergipe, além dos arquivos pessoais das personagens aqui retratadas. Com essa análise, esperamos contribuir com os estudos na área biográfica, principalmente com foco em personagens femininos, e possibilitando o alargamento do campo da História da Educação.

Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - JOSÉ COSTA D ASSUNÇÃO BARROS
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e