Banca de DEFESA: MARIA CRISTINA DE SOUZA SANTOS
12/01/2016 16:43
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar e analisar como os professores de matemática da 3ª série do ensino médio profissionalizante definem suas estratégias de ensino dos conteúdos de matemática. A relevância da pesquisa está na possibilidade de identificar e analisar os elementos que interferem nesse processo de decisão e escolha realizado pelos docentes em cursos de educação profissional técnica de nível médio cujo objetivo é preparara os alunos para inserção no mercado de trabalho. Assim, a base teórica da pesquisa está fundamentada em um conjunto de obras sobre os saberes docentes e suas implicações na prática pedagógica. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários aplicados junto a alunos e professores, de forma a poder traçar o perfil dos mesmos, além de identificar a visão que possuem sobre o ensino da matemática; entrevistas semiestruturadas com os docentes, numa abordagem centrada nos objetivos específicos da pesquisa; observação das aulas, para subsidiar a análise obtidas com a utilização dos instrumentos anteriores, e análise do plano de curso, buscando identificar no planejamento os métodos definidos pelos professores das turmas pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são os professores, cuja ação está no foco do estudo realizado, mas também os alunos, de maneira secundária, contribuindo para o entendimento do processo de ensinar e aprender matemática.
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