Banca de DEFESA: JOYCE DE SOUZA FERREIRA
07/01/2016 11:15
Este estudo tem como objetivo a construção e validação de um teste de desempenho escolar para o ensino de ciências no estado de Sergipe a partir do eixo temático Terra e Universo. A abordagem metodológica desenvolvida para a construção desta pesquisa foi subdivida em 4 etapas: i) construção de uma matriz de referência; ii) identificação na literatura de concepções alternativas relacionadas ao eixo Terra e Universo; iii) elaboração de questões que levem em consideração as aproximações e distanciamentos do conhecimento de referência; iv) validação das questões. O teste final contém 40 questões, 10 de cada um dos eixos temáticos que foram desenvolvidos em estudos paralelos. Para a coleta de dados, foi aplicado o teste piloto para 611 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nos 10 Diretórios Regionais. Para a análise dos dados foi utilizado o programa SPSS (Statistical Package for Social Sciencest), dentre as análises estatísticas pertinentes foram realizadas as frequências simples, cálculo do Alpha de Cronbach e feitas correlações de rho de Spearman. Visto que os dados estatísticos estão dentro da margem esperada, os resultados evidenciam que os alunos estão no nível de conhecimento referente a série que estão estudando.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10