Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDONOR TARGINO CALDAS JUNIOR
18/12/2015 09:36
O problema do uso do solo é um ponto importante de discussão na atualidade, na medida em que as ações antrópicas avançam sob o meio ambiente. Nos últimos anos, tivemos considerável crescimento na infraestrutura do Brasil, sobretudo, na construção de rodovias, fato que provocou alterações socioeconômicas nas regiões afetadas. Neste contexto e por razões ainda desconhecidas, tivemos o crescimento da mobilidade social em áreas remotas de uso, ou seja, as beiras de estradas que tecnicamente são chamadas de faixa de domínio. Estes nichos lindeiros passaram a ser utilizados para diversas atividades, como: agricultura, comércio informal, etc, comprometendo o meio ambiente local e a segurança do usuário da via. O presente trabalho propõe estudar as causas e consequências socioambientais deste fenômeno social, no trecho rodoviário localizado entre o quilômetro 30 e o quilômetro 114,8 da BR-235 em Sergipe. O levantamento será desenvolvido a partir do método hipotético-dedutivo, dentro de uma análise quali-quantitativa. Os resultados pretendem propor novas políticas públicas e medidas alternativas para sanear a questão.
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