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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA FERNANDA FRANÇA SILVA
16/12/2015 09:32


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA FERNANDA FRANÇA SILVA
DATA: 22/12/2015
HORA: 10:00
LOCAL: sala de aula do PPGED
TÍTULO: A CONSTRUÍÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Formação de Professores. Curso de Pedagogia. Conhecimentos.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa trata-se de um estudo crítico, voltada à temática da formação e professores. Uma das questões observadas nos cursos de Licenciatura em Pedagogia foi a fragilidade curricular no conteúdo da Educação de Jovens e Adultos, geralmente colocado como disciplinas não obrigatórias. A partir disto fizemos o seguinte questionamento: Que conhecimentos estão sendo construídos no processo de formação inicial no curso de Pedagogia para atuação na Educação de Jovens e Adultos? Para responder a essa pergunta escolhemos analisar a formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia de três Instituições de Ensino Superior em Sergipe (uma instituição pública e duas privadas). Fundamentando-se no que propõe os principais dispositivos legais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 1996) e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos (2000) bem como estudos de Haddad (2000), Di Pierro (2000), Soares (2006) dentre outros, que nos apontam para a importância de uma formação que atenda a especificidade da EJA, chegamos a seguinte hipótese; há uma carência na abordagem das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia que possa contemplar com profundidades as especificidades da EJA. Para alcançar os objetivos propostos, optamos pela abordagem qualitativa, e como material para coleta dos dados a analise documental e entrevistas semi- estruturada. Apoiamo-nos no materialismo histórico dialético, uma vez que este nos possibilita buscar nas contradições e relações sociais explicações da realidade numa perspectiva de totalidade. O trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro, situando a Educação de Jovens e Adultos historicamente no Brasil e analise das concepções de educação, trabalho e EJA apresentadas pelos dispositivos legais no âmbito federal e estadual; O segundo trata da formação de professores no Brasil, e analise das propostas curriculares dos cursos investigados; E o terceiro, discute o conceito de conhecimento, confrontando com o que vem sendo explicitado nos documentos analisados e o que é apresentado pelos professores investigados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS
Presidente - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS
Externo ao Programa - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

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