Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNILTON PEREIRA DOS REIS
04/12/2015 08:50
O objetivo deste estudo é discutir o processo de formação do técnico de
enfermagem levando em consideração as possíveis contradições que afetam tal
formação uma vez que esse processo reflete a estrutura econômica, social e política
vigente além dos interesses, valores e correlações de forças. Visamos responder como
está organizada a formação do técnico no que diz respeito às condições de oferecimento
do curso, considerando-se as variáveis: projeto político pedagógico, corpo docente e
discente. A crítica que se realiza à formação profissional dos técnicos de enfermagem é
apresentada com base nos determinantes sociais, políticos e econômicos que
influenciaram o ensino e a prática da enfermagem do país bem como a elaboração das
leis e normas que regulamentam as atividades da educação técnica. A pesquisa se
caracteriza a partir dos fundamentos da pesquisa qualitativa e tem como instrumentos de
coleta de dados a análise documental e entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da
pesquisa serão coordenadores, professores e estudantes de um curso técnico de
enfermagem. A hipótese que apontamos é que a formação do técnico de enfermagem é
marcada por contradições e busca atender a uma formação para o mercado de trabalho
não priorizando uma formação referenciada que articule as várias dimensões do
conhecimento. Esse estudo será organizado em três capítulos que versarão sobre o
projeto de sociedade vigente; o ordenamento legal acerca da formação do técnico de
enfermagem e por último a análise do que foi coletado refletindo a realidade da
formação do técnico como também suas possibilidades.
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