Banca de QUALIFICAÇÃO: VITORIA ELOISE DANTAS E SILVA
04/12/2015 08:42
A presente pesquisa é uma crítica às fragilidades do processo de formação
docente via EAD, a partir da análise da base legal que norteia os processos de formação,
bem como do estudo do contexto histórico e político que interferiu diretamente na
implantação e extinção desta modalidade de formação docente no município de Água
Branca-AL. Nada de paixões ou corrente “do contra”, a proposta é de refletir sobre a
formação do professor dentro de uma sociedade gerenciada pelo capitalismo e suas
facetas, além de conduzida por agentes políticos interessados apenas em sua
autopromoção social. Este é um estudo sobre os discursos ideológicos de
“democratização dos cursos superiores no Brasil”. Além de ser a comprovação de que
nem sempre, as parcerias, autorizadas e incentivadas pela lei, se sustentam. Em muitos
casos, o processo de formação fica vulnerável aos ditames políticos e aos “acordos de
cavalheiros”, que acabam por conduzir desastrosamente o processo de formação dos
futuros professores, sob o discurso ilusório de igualdade de oportunidades. Pensada para
ser o complemento de uma formação presencial, a educação à distância invadiu o setor
privado e converteu-se na formação escolhida por muitos trabalhadores que sonham
com o nível superior. Sem a devida crítica e análise, essa formação compromete o
processo de emancipação humana que inevitavelmente perpassa pela qualidade da
educação oferecida a uma determinada sociedade. Este trabalho apresenta um estudo
documental sobre a implantação da EAD em Água Branca-AL e sua consequente e
inevitável extinção provocada pelos processos políticos locais.
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