Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DA SILVA ARAUJO
03/12/2015 16:50
O processo de construção de sentido nos textos multimodais envolve a contribuição de códigos verbais e não verbais, que se integram em ação colaborativa para estabelecer comunicação. Elementos explícitos/implícitos habitam a composição textual em arranjos significativos criados pelo autor para serem (re)criados pelo sujeito leitor. No entanto, o (re)criar de informações depende do repertório de conhecimentos que envolve saberes linguísticos, enciclopédicos e interacionais. Como esse processo não tem se apresentado de forma suficiente nas atividades de muitos alunos, sendo comprovado pelos exames avaliativos em larga escala, Prova Brasil, esta pesquisa pretende investigar alternativas para o desenvolvimento da capacidade de interpretação de alunos do nono ano, por meio exploração de elementos multimodais. Assim, este trabalho se propõe a avaliar as contribuições dos textos multissemióticos para o desenvolvimento da construção de significados. Para tanto, irá se apoiar em didáticas diferenciadas, lúdicas, a fim de despertar nos discentes não só o interesse pelo conteúdo mas também o aprimoramento da competência leitora.
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