UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DA SILVA ARAUJO
03/12/2015 16:50

DISCENTE: ADRIANA DA SILVA ARAUJO
DATA: 17/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: A produção de sentido em materiais multimodais: como o trabalho com a linguagem multissemiótica desenvolve a construção de significados.
PALAVRAS-CHAVES: Processos de produção de sentido. Material multimodal. Didática lúdica.Proficiência leitora.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O processo de construção de sentido nos textos multimodais envolve a contribuição de códigos verbais e não verbais, que se integram em ação colaborativa para estabelecer comunicação. Elementos explícitos/implícitos habitam a composição textual em arranjos significativos criados pelo autor para serem (re)criados pelo sujeito leitor. No entanto, o (re)criar de informações depende do repertório de conhecimentos que envolve saberes linguísticos, enciclopédicos e interacionais. Como esse processo não tem se apresentado de forma suficiente nas atividades de muitos alunos, sendo comprovado pelos exames avaliativos em larga escala, Prova Brasil, esta pesquisa pretende investigar alternativas para o desenvolvimento da capacidade de interpretação de alunos do nono ano, por meio exploração de elementos multimodais. Assim, este trabalho se propõe a avaliar as contribuições dos textos multissemióticos para o desenvolvimento da construção de significados. Para tanto, irá se apoiar em didáticas diferenciadas, lúdicas, a fim de despertar nos discentes não só o interesse pelo conteúdo mas também o aprimoramento da competência leitora.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - GLÍCIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10