Banca de QUALIFICAÇÃO: GIL ROBSON DE OLIVEIRA SANTOS
03/12/2015 16:38
A proposta deste projeto apresenta o “bate-papo” no ambiente de conversa do WhatApp como estratégia de motivação de alunos do 8º ano do ensino fundamental para a prática da produção de texto do gênero opinião pessoal na modalidade escrita. Trata-se de um teste para verificar a viabilidade do aplicativo de troca de mensagens como recurso didático de auxílio às aulas de produção de texto de opinião. O objetivo do projeto é elaborar para o docente de língua portuguesa do ensino fundamental um caderno pedagógico composto de sequências didáticas que enfatizem o uso do aplicativo WhatsAppa como agente motivador para a produção de texto de opinião na modalidade escrita. A justificativa do projeto se confirma pela necessidade de se ampliar o rol de alternativas de uso de mídias digitais na escola, tanto a favor do letramento do aluno no âmbito da cibercultura quanto e, sobretudo, do aprimoramento de sua competência em dominar a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Para tanto, o projeto orienta-se pelos estudos de Soares (2002) sobre letramentos na Cibercultura; nos estudos de Marcuschi (2004), a respeito dos gêneros textuais; de Primo (2007), tratando de interações no ciberespaço e de Rojo (2015), sobre multiletramentos. Quanto à metodologia de trabalho, o procedimento abrangerá a pesquisa bibliográfica associada à pesquisa qualitativa e à pesquisa ação.
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