UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: HERACLITO PADILHA PRADO JUNIOR
03/12/2015 16:30

DISCENTE: HERACLITO PADILHA PRADO JUNIOR
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Convivendo entre textos literários: um mergulho nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Literatura, Leitura, Crônica, Luís Fernando Veríssimo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O Projeto Convivendo entre Textos Literários: um mergulho nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo tem por objetivo trazer uma nova metodologia de trabalho com o texto literário no ensino fundamental, com diferencial no tempo e na forma de convívio com o texto e o gênero, buscando levar o aluno a melhores resultados em leitura e interpretação de textos dessa natureza. Esse desejo surge devido às dificuldades enfrentadas pelos alunos quando diante de textos literários. Utilizaremos para tal as crônicas da obra de Luís Fernando Veríssimo, num processo em que o aluno aprenderá sobre o texto literário em geral, a crônica e o autor escolhido; para depois ler inúmeros textos até escolher apenas um, partilhá-lo com seus colegas, que contribuirão com alguns apontamentos, assim como ele fará também com o texto dos outros participantes. Ao final, acreditamos, ele terá lido um grande número de crônicas, lido e relido a de sua escolha, além dos apontamentos, podendo assim alcançar um melhor entendimento desse texto e de outros com os quais se deparará ao longo de sua vida. Esse desejo surge devido às dificuldades enfrentadas pelos alunos, quando diante de textos literários. Trabalharemos com a pesquisa-ação em uma turma do 8º ano do ensino fundamental e contribuirão para nosso trabalho as ideias de teóricos como Gustavo Bernardo (1999), Antonio Candido (2004), Rildo Cosson (2006), Salvato Menezes (1993), Michèle Petit (2008), Jorge de Sá (1985), entre outros.

Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO