UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEDIVALDO PEREIRA PINTO
03/12/2015 16:29

DISCENTE: CLEDIVALDO PEREIRA PINTO
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Leituras dramatizadas de contos como estratégias para a formação de leitores
PALAVRAS-CHAVES: Leitura dramatizada. Conto. Lygia Fagundes Telles.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Diante da necessidade premente de motivar os estudantes para o ato de ler, a leitura dramatizada surge como produto de um diálogo entre a leitura/Literatura e a arte cênica no espaço escolar. A leitura dramatizada na escola consiste basicamente na leitura do texto narrativo literário, dando destaque expressivo às falas das personagens, com as suas intenções emocionais, psicológicas, racionais etc., acompanhadas por um delineamento de ações e reações resultantes de suas experiências vividas. Esta pesquisa se ampara nos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação cuja consecução está estreitamente associada com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Assim, a proposta de nossa pesquisa é formar um grupo de dez alunos leitores/atores que emprestarão suas vozes aos personagens de três contos da escritora Lygia Fagundes Telles. A função desse grupo é explicitar para o público elementos estéticos e lúdicos da narrativa que passam despercebidos durante a leitura solitária e silenciosa ou que uma leitura pouco proficiente não permite evidenciar, despertando, assim, no aluno o gosto pela leitura, em especial, pelo texto literário. Para isso, buscamos um referencial teórico tanto da Linguística e Literatura quanto do Teatro: Antonio Candido(1988), Julio Cortázar (2006), Paul Zumthor (2007), Marta Metzler (2006) e Rildo Cosson (2009).

Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Externo ao Programa - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e