Banca de QUALIFICAÇÃO: EDMARA THAYS NERES MENEZES
02/12/2015 09:58
Associado ao cenário de constantes mudanças, em âmbito socioeconômico, as
Instituições de Ensino Superior (IES) assumem a responsabilidade social de contribuir
para o avanço do conhecimento científico, tecnológico, econômico, social e cultural,
pois induz e agrega à sociedade os conhecimentos globais para alcançar os desafios
mundiais. As diversas políticas públicas como Lei de Inovação (Lei nº 10.973/04)
conseguem manter os objetivos nacionais de ampliar C & T dentro do país, propiciando
assim o aumento na produção cientifica e tecnológica. Esse crescimento em seus
diversos formatos e áreas do conhecimento tem gerado a necessidade de avaliar o
comportamento da ciência e da tecnologia, a fim de contribuir para a visualização do
seu desenvolvimento. Existe uma necessidade no acompanhamento da informação
produzida no meio acadêmico, a fim de verificar se o corpo docente está integrado em
pesquisas, transformando os achados dessas pesquisas em patentes e em publicações.
Para medir a produtividade científica e tecnológica de um país ou instituição utilizam-se
os indicadores que são considerados instrumentos fundamentais para subsidiar a
avaliação institucional e permitir estudos tangíveis sobre a atividade científica e
tecnológica. Através desses indicadores objetiva-se verificar como a disseminação da
inovação tecnológica na Universidade Federal de Sergipe (UFS) interferiu na produção
cientifica e tecnológica dos pesquisadores doutores.
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