UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENO DOS SANTOS MACEDO
27/11/2015 15:36

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELENO DOS SANTOS MACEDO
DATA: 17/12/2015
LOCAL: Qualificação de Doutorado
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL DE PAISAGENS CÁRSTICAS EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Paisagens Cársticas; Geomorfologia; Uso do Solo e Ocupação da Terra.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia

A realização de estudos em dinâmica ambiental, considerando as transformações possíveis em função dos projetos de uso e ocupação do solo nas suas diversas categorias, é uma exigência que se encaixa como medida preliminar, em face de, qualquer política voltada para o planejamento ambiental com propósitos de favorecer a gestão territorial. Entre as inúmeras paisagens que passam por avançados processos de antropização, encontramos as paisagens cársticas. O carste, é um tipo de paisagem, onde o intemperismo químico, através da dissolução da rocha encaixante, determina as formas de relevo. Esse tipo de morfologia, sofre constante ameaças de degradação ambiental, uma vez que, devido a sua suscetibilidade natural, pode sofrer sérios desequilíbrios em seu sistema, devido a ocupação desordenada e a sua exploração, por meio de atividades econômicas, tais como, a mineração, a agricultura, o turismo, entre outras. Em Sergipe, esse processo não ocorre de maneira diferente, porém, aqui ha mais um agravante: a falta de pesquisas que tenham o carste como objeto de estudo. Portanto, o presente trabalho, tem como principal objetivo elaborar instrumentos para o planejamento e gestão ambiental de paisagens cársticas em Sergipe, buscando conciliar o uso sustentável desse ambiente em consonância com a expansão urbana, atividades econômicas, bem como, sua conservação para os inúmeros ecossistemas diretamente relacionados com esse tipo de paisagem. Assim, para o alcance desse objetivo vem-se utilizando distintos procedimentos metodológicos, tais como, levantamentos bibliográficos, cartográficos e trabalhos de campo. Para a presente qualificação, o trabalho está estruturada em três capítulos: O primeiro capítulo, contempla a apresentação da problemática e proposta de estudo, a delimitação espacial e relevância da pesquisa, os objetivos da pesquisa, as questões norteadoras e os procedimentos técnicos e operacionais. O capitulo dois, abordará, os princípios teóricos – metodológicos para estudos de dinâmica ambiental em paisagens cársticas, uma discussão teórica sobre a visão sistêmica integrando as relações entre sociedade e natureza, a paisagem como uma categoria geográfica integradora, e, a contribuição da Ecodinâmica, da Geomorfologia e o uso de Modelos Ambientais para estudos integrados na Geografia. O terceiro capítulo, traz, resultados obtidos pela pesquisa, no tocante ao desenvolvimento socioeconômico, as relações sociais, aspectos demográficos (aspectos evolutivos e indicadores socioeconômicos e aspectos da qualidade de vida), além das condições da cobertura vegetal, uso do solo e ocupação da terra (atividades econômicas básicas, a agricultura e a estrutura fundiária, produção animal, setor secundário, setor terciário). A partir dos resultados preliminares obtidos até o presente momento, percebe-se que, o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que possuem terras vinculadas a morfologia cárstica, não vem ocorrendo de forma satisfatória, o que tem comprometido os sistemas que norteiam esse tipo de morfologia, assim como, a qualidade de vida de parte significativa da população, do mesmo modo que tem acelerado os processos de degradação ambiental, em decorrência, também, da ausência de políticas públicas, que corroborem eficazmente no transcurso do planejamento e gestão ambiental, visando a observância de normas e/ou meios sustentáveis para o uso e exploração do solo e ocupação da terra nesse tipo de paisagem.

Presidente - 426626 - HELIO MARIO DE ARAUJO
Interno - 426627 - LILIAN DE LINS WANDERLEY
Externo ao Programa - 1718335 - DEBORA BARBOSA DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e