UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANSELMO GUIMARÃES
26/11/2015 08:11

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO GUIMARÃES
DATA: 03/12/2015
LOCAL: Didática VI, sala 06.
TÍTULO: História dos livros didáticos de espanhol publicados no Brasil (1919-1961)
PALAVRAS-CHAVES: Instrução Pública. Livro Didático de Espanhol. Língua Espanhola. Professor-autor

Esta tese tem o objetivo de investigar a interferência da legislação educacional no processo de produção do livro didático de espanhol no Brasil, no período de 1919 a 1961, com vistas a compreender se houve uma ruptura ao prescrito, analisando como os professores-autores desenvolveram suas obras levando em consideração as normas legais, os conteúdos e as instruções metodológicas expedidas pelas autoridades educacionais competentes. Nesse sentido, nossa tese é de que cada professor-autor pôde, sutilmente, fugir das prescrições, se utilizando de táticas, acrescentando conteúdo de acordo com os seus objetivos específicos em classe. O recorte escolhido levou em consideração a Lei n. 3.674, de 7 de janeiro de 1919, a qual possibilitou a institucionalização do ensino da língua e literatura espanhola no Ensino Secundário brasileiro, resultando como consequência a publicação da obra “Grammatica da lingua espanhola para uso dos brasileiros”, de autoria do professor catedrático de espanhol do Colégio Pedro II, Antenor de Veras Nascentes (1886-1972). Esta gramática é uma obra fundante de um novo campo de atuação para docentes e autores de Livros Didáticos, visto que trata-se da primeira obra do gênero produzida e publicada no Brasil. O período final refere-se à aprovação da Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961, primeira LDB – Lei de Diretrizes e Bases – a partir da qual a(s) língua(s) estrangeira(s) moderna(s) a ser(em) ensinada(s) no Ensino de Grau Médio não mais estaria(m) explícita(s) no texto legislativo, sendo escolhida(s) pelos sistemas de ensino federal e estaduais. Para desenvolver o presente trabalho foram utilizadas diversas fontes documentais: a legislação educacional, textos de jornais, programas de ensino, livros didáticos de espanhol, relatórios de governantes, entre outras. Para tanto, foram usados pressupostos teóricos da história do livro didático, defendido por Allain Choppin; da história das disciplinas escolares, de acordo com André Chervel; da história cultural, conforme os escritos de Roger Chartier e Michel de Certeau; e do currículo, preconizado por José Gimeno Sacristán.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo ao Programa - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS