Banca de DEFESA: ANSELMA MORAIS SANTOS
18/11/2015 15:13
Neste trabalho, abordamos o gênero textual meme como proposta de reflexão sobre compreensão da leitura em suas multimodalidades, atendendo a uma prática pedagógica de ensino de língua mais inclusiva e mais voltada para o letramento e cidadania dos alunos da Educação Básica. Definimos meme como gênero textual que dialoga com gêneros em quadrinhos mais tradicionais, como o cartum, a charge e as tirinhas, porém, com estrutura mais livre. Constitui-se de textos verbais e não verbais, plurissignificativos, versando geralmente sobre questões sociais de natureza mais polêmica sobre o cotidiano, a política, o esporte e afins. O objetivo da pesquisa visa ao estudo e à discussão mais pormenorizados do meme com estudantes da rede pública estadual de Sergipe que estão saindo do Ensino Fundamental (nono ano e quarta etapa de EJAEF), bem como à descrição do modo como o referido gênero foi por eles analisado e discutido. Os pressupostos teórico-metodológicos baseiam-se nos estudos de Kleiman (1989; 2005) sobre leitura, letramento e cidadania; de Leffa (1996), sobre a perspectiva cognitiva da leitura; e de Perrenoud (2000), sobre as novas tecnologias, dentre outros autores. Os resultados evidenciam que a inclusão de memes no ensino de língua é promissora, especialmente por promover identidade no grupo com questões além dos muros da escola.
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