UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANSELMO GUIMARÃES
13/11/2015 14:22

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO GUIMARÃES
DATA: 03/12/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: História dos livros didáticos de espanhol publicados no Brasil (1919-1961)
PALAVRAS-CHAVES: Instrução Pública. Livro Didático de Espanhol. Língua Espanhola. Professor-autor

Esta tese tem o objetivo de investigar a interferência da legislação educacional no processo de produção do livro didático de espanhol no Brasil, no período de 1919 a 1961, com vistas a compreender se houve uma ruptura ao prescrito, analisando como os professores-autores desenvolveram suas obras levando em consideração as normas legais, onde estão prescritos os conteúdos e as instruções metodológicas expedidas pelas autoridades educacionais competentes, no período de 1919 a 1961. Nesse sentido, nossa tese é de que cada professor-autor pôde, sutilmente, fugir das prescrições, se utilizando de táticas, acrescentando conteúdo de acordo com os seus objetivos específicos em classe. O recorte escolhido levou em consideração a Lei n. 3.674, de 7 de janeiro de 1919, a qual possibilitou a institucionalização do ensino da língua e literatura espanhola no Ensino Secundário brasileiro, resultando como consequência a publicação da obra “Grammatica da lingua espanhola para uso dos brasileiros”, de autoria do professor catedrático de espanhol do Colégio Pedro II, Antenor de Veras Nascentes (1886-1972). Esta gramática é uma obra fundante de um novo campo de atuação para docentes e autores de Livros Didáticos, visto que trata-se da primeira obra do gênero produzida e publicada no Brasil. O período final refere-se à aprovação da Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961, primeira LDB – Lei de Diretrizes e Bases – a partir da qual a(s) língua(s) estrangeira(s) moderna(s) a ser(em) ensinada(s) no Ensino de Grau Médio não mais estaria(m) explícita(s) no texto legislativo, sendo escolhida(s) pelos sistemas de ensino federal e estaduais. Para desenvolver o presente trabalho foram utilizadas diversas fontes documentais: a legislação educacional, textos de jornais, programas de ensino, livros didáticos de espanhol, relatórios de governantes, entre outras. A investigação fez uma aproximação das finalidades da implantação institucional do ensino do espanhol (língua e literaturas) no Brasil, nos diversos níveis de ensino formal e suas implicações políticas, pedagógicas e culturais. Para tanto, foram usados pressupostos teóricos da história do livro didático, defendido por Allain Choppin; da história das disciplinas escolares, de acordo com André Chervel; da história cultural, conforme os escritos de Roger Chartier e Michel de Certeau; e do currículo, preconizado por José Gimeno Sacristán.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo ao Programa - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA