Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES
09/11/2015 09:37
O estudo tem como objetivo analisar um impresso estudantil denominado O Porvir, datado no ano de 1874, pertencente ao primeiro órgão dos estudantes do Atheneu Sergipense, instituição de relevância no Ensino Secundário em Sergipe. Tal impresso configura-se como objeto e fonte da pesquisa, tendo como análise doze números de edições. Os alunos publicavam suas produções nesse meio de comunicação, comum à época em que estava inserido, como forma de ensaio às futuras divulgações em periódicos utilizados pela intelectualidade do período. Como fundamentos metodológicos, o presente trabalho se insere no campo da História da Educação, na perspectiva da Nova História Cultural, utilizando-se de conceitos principais, como cultura escolar de Dominique Julia (2001), representação de Roger Chartier (1990), apropriação também de Roger Chartier (2002) e associativismo de Alexis de Tocquevile (2004). Assim, o estudo destaca os temas educacionais expostos entre as páginas do O Porvir, a fim de se ter uma visão acerca dos escritos estudantis que circularam no ano de 1874 em Sergipe. Justifica-se que a produção em torno do sujeito aluno na escola, propiciará contribuição para o aprofundamento das práticas educacionais e institucionais com uma nova roupagem, o olhar discente.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e