Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL DE JESUS AQUINO
09/10/2015 15:31
Tendo em vista a necessidade de diminuir a distância entre o conteúdo comumente ofertado na disciplina física a nível médio e os diversos dispositivos que se valem desta mesma área; considerando a necessidade de tornar o ensino mais ativo e com caráter mais cidadão e contextualizado; considerando ainda a unanimidade entre especialistas de que práticas laboratoriais são imprescindíveis em algum momento da instrução científica e, por fim, considerando o custo que comumente torna algumas práticas laboratoriais insustentáveis o presente trabalho oferece uma possibilidade de contemplar todos estes quesitos com uso de programação Arduino e um pouco de habilidade. Com isso espera-se tornar o ensino de física mais atual, contextualizado, dinâmico e facilitando intervenções na comunidade local com os dados obtidos sendo, deste modo, um projeto que oferta aos estudantes um ensino que contém pesquisas que semelhantes com aquelas feitas na fronteira do conhecimento não se limitando a pesquisas bibliográficas. Isso é possível por que com a aquisição automática de dados pelo Arduino, o professor pode encabeçar pesquisas com suas classes sobre o trânsito local e enviar relatório aos órgãos competentes como DENATRAM para ajudar em possíveis planejamentos destes.
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