Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXIS MAGNUM AZEVEDO DE JESUS
05/10/2015 14:01
A presente pesquisa tem como finalidade analisar os nexos e determinações sobre o trabalho do funcionário de escola no âmbito das Escolas Estaduais de Sergipe. Metodologicamente fazemos a opção pelo materialismo histórico-dialético por entender que é a forma mais adequada de se aproximar e apreender a realidade concreta por meio das categorias metodológicas da totalidade e da contradição, bem como das categorias de conteúdo. Utilizamos como fontes a legislação oficial, artigos científicos, teses e dissertações, além da entrevista direta com os profissionais da educação. Sustentamos a hipótese que a despeito das alterações legais, obtidas através de um acúmulo de embates teóricos e políticos, que reconhecem a condição de educador não docente para o funcionário de escola possuidor de formação técnica ou superior, o trabalho é deteriorado de tal forma (tanto em nível de remuneração como das possibilidades de desenvolver plenamente a atividade profissional) que em combinação com outros fatores de exclusão histórica e questões conjunturais da organização política, contribuem para um processo de precarização e alienação do trabalho do funcionário de escola enquanto educador. Através da análise reafirmamos nossas hipóteses.
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