Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AUGUSTA ROCHA PORTO
02/10/2015 13:33
Diante de uma nova era globalizada e de comprovada longevidade populacional, os envelhescentes e pessoas da terceira idade atual desejam ressignificar sua vida, com várias atividades diferentes, dentre elas o aprendizado do idioma inglês. Com isso, faz-se necessário investigar o uso das metodologias do curso de Licenciatura em Letras Inglês da UFS, no sentido de aprimorar a formação acadêmica para melhor qualificar os egressos para trabalhar com uma nova faixa etária. Neste cenário, cabe perguntar: Como inserir a formação acadêmica para lidar com o público da envelhescência e terceira idade no curso de Letras Inglês da UFS? Para responder a esta questão, visamos apresentar o panorama de mudança do perfil de envelhescentes e terceira idade no cenário brasileiro, tanto demográfico-populacional, quanto de expectativas e desejos deste segmento. A partir deste cenário, identificamos e avaliamos as ações para atendimento desse público no âmbito das políticas públicas para o ensino, a fim de relevar a importância do aprendizado de uma nova língua para este público, do ponto de vista cognitivo e do ponto de vista social, com vistas à inclusão, com os preceitos da andragogia e gerontologia. Para viabilizar este trabalho, acompanhamos uma ação de ensino de língua inglesa em um curso promovido para a terceira idade, a fim de diagnosticar as necessidades pedagógicas do público, com o propósito de subsidiar a implementação de disciplinas que atendam a uma demanda no curso de Letras Inglês para a formação docente preparada para lidar com este público.
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