Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLUCE DE SOUZA LOPES SANTOS
17/09/2015 10:07
O objetivo deste estudo é investigar as práticas de leitura de oito mulheres de gerações diferentes pertencentes à minha família (1922 – 1987). Insere-se na área de estudos sobre a História da Educação, com o respaldo teórico da História Cultural, e metodologia da História Oral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem uma abordagem autobiográfica, utilizando os conceitos de apropriação, representações e práticas, na perspectiva de Roger Chartier, para compreender as distintas interpretações e os diferentes usos que as pessoas fazem dos textos que leem. Nesta investigação adoto as concepções de Michael Pollack, Ecléa Bosi e Maurice Halbwachs, em relação ao conceito de memória. As fontes utilizadas são depoimentos tomados a partir de entrevistas semiestruturadas, buscando verificar, nos vestígios do passado, traços do cotidiano vivido pelas depoentes na relação estabelecida com ambientes favoráveis à constituição de cada uma como leitoras. Espera-se com este estudo compreender melhor as relações entre práticas de leitura, educação familiar e escolar.
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