UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2020


Notícias

:: Aula Inaugural do PROCC em 2015-2 :: AMANHA, 13h - Auditório da Didática VI ::
15/09/2015 12:14


Cara Comunidade Academica,

   a aula inaugural do PROCC desse semestre ocorrerá, como planejado, nesta QUARTA, às 13h no Auditório da Didática VI. Não percam! 

- QUEM será nossa palestrante? Profa. Dra Magali Teresinha Longhi (UFRGS) [bolsista de Pós-Doc do PROCC]

- Sobre O QUE ?

A COMPUTAÇÃO AFETIVA E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR NAS INTERAÇÕES SOCIAIS

Programas de apoio à formação de profissionais em Educação a Distância (EAD) apontam para a discussão e concepção de estratégias voltadas à dimensão social e afetiva em ambientes educacionais. Para além de servir como apoio ao desenvolvimento de conteúdos e a monitorar as atividades dos participantes, as tecnologias em ambientes virtuais também podem explorar os aspectos afetivos e sociais presentes nos processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a Computação Afetiva estuda e assegura meios para instrumentalizar a vinculação da afetividade a esses processos. Uma das vertentes de investigação diz respeito à influência dos interesses e das emoções de um indivíduo sobre um grupo e vice-versa. Tais estudos, vinculados ao conceito de contágio emocional, já estão sendo desenvolvidos em Sistemas de Recomendação para e-commerce. Com base nessas contribuições, desenha-se uma nova fronteira de pesquisa no âmbito da EAD, representada por Sistemas de Recomendação Pedagógica. Do mesmo modo, vêm sendo realizados esforços voltados à análise do contágio emocional que emergem nas relações sociais no contexto de ambientes virtuais de aprendizagem.

::

Na ocasião, como de praxe, apresentaremos as boas novas, os desafios e as perspectivas das ações do PROCC para este semestre letivo.

Daremos também as boas-vindas aos vinte novos alunos especiais.

Bons caminho!

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307