UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACINEIDE BARROS SANTOS
14/09/2015 10:15

DISCENTE: GRACINEIDE BARROS SANTOS
DATA: 22/09/2015
LOCAL: Sala do PPGECIMA
TÍTULO: A LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ludicidade, Ensino da Matemática, Estratégias Metodológicas.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objetivo deste estudo é analisar possíveis relações entre as atividades e/ ou estratégias lúdicas e a aprendizagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). A Matemática, apesar de estar presente constantemente na vida das pessoas, tem em seu ensino e em sua aprendizagem na escola um desafio, cujos resultados negativos tem inquietado tanto ´gestores/as em nível macro, como profissionais do cotidiano da escola. A relação afetiva negativa com a matemática escolar e as dificuldades em entendê-la tem contribuído para sua denominação como disciplina difícil que causa temor dos discentes, assim como desânimo em muitos professores e professoras. Foi buscando entender a relação das práticas de ensino de Matemática com a aprendizagem dessa disciplina nos anos iniciais do EF que recorremos das ideias de autores como: Vygotsky(1991), Piaget(1976), Charlot(2005), D’Ambrósio(1996), Irene Albuquerque(1954), Fiorentini(2003), Santos(1997), dentre outros. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, um estudo de caso do tipo etnográfico, no qual entre os procedimentos e instrumentos utilizados estão: aplicação de questionários diagnóstico à professora, alunos/alunas e gestor; análise dos projetos (Pedagógico e Didáticos) da escola; observação de campo com descrição densa; realização de entrevistas semiestruturadas de explicitação. Os dados serão analisados a partir de aspectos da análise de conteúdo e da análise do discurso, procurando fazer do olhar e das escuta dos sujeitos, instrumentos de compreensão do objeto de estudo, a contribuição da ludicidade para a aprendizagem Matemática.

Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Externo ao Programa - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf