UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAYCE KELLY ALVES SANTOS
31/08/2015 18:45

DISCENTE: GRAYCE KELLY ALVES SANTOS
DATA: 30/09/2015
LOCAL: A designar
TÍTULO: Resolução de Problemas Ricos em Contexto: análise de um grupo colaborativo
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem colaborativa, Problemas ricos em contexto, Ensino de física.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A interação dentro da sala de aula é uma das principais variáveis no processo de ensino e aprendizagem, mas essas interações entre alunos e professores geralmente não ocorrem nas metodologias adotadas pela maioria dos docentes de física. Além disso, o ensino de física e a sua avaliação encontram-se ancorados a técnicas matemáticas sem qualquer ligação com o cotidiano do aluno. Dessa forma, o aluno apenas memoriza as “fórmulas”, sem buscar relações com conceitos já aprendidos pelos mesmos, provocando uma aprendizagem sem significado. Assim, acreditamos que a interação social atrelada com a atividade colaborativa possa dar significado ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, os alunos constroem seus conhecimentos interagindo coletivamente. De tal modo, o objetivo principal dessa pesquisa é saber quais as percepções do alunos acerca dos Problemas Ricos em Contexto, que é um tipo de metodologia de ensino colaborativo no Ensino Superior, bem como seus comportamentos enquanto grupo colaborativo em uma disciplina de física básica na Universidade Federal de Sergipe. Os dados foram recolhidos através de observação participante e entrevista semi-estruturada em grupo, realizadas em um grupo de 3 alunos, além de um inquérito por questionário aplicado a todos os alunos da disciplina. No total, participaram 15 estudantes. Os dados não foram analisados pela pesquisadora até o momento.

Presidente - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA