Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA CRAVO SANTOS
30/08/2015 22:46
Por meio da pesquisa buscou-se responder: quais e como os materiais de ensino foram prescritos para os saberes elementares matemáticos do ensino primário em Sergipe, durante o período de 1911 a 1970? . Para responder a essa indagação foram utilizadas para análise, documentos oficiais como: regulamentos, leis, decretos e programas, a fim de tecer considerações sobre os materiais, no que tange aos conteúdos e métodos. Como referencial bibliográfico, foram adotados autores como: Valente (2007, 2013), Bloch (2001) e Le Goff (2003) para entendimentos sobre o tratamento às fontes e o ofício de historiador; Nunes (1998), Valente (2009) e Souza (2013), sobre o método comparativo; Julia (2001) e Chervel (1990), para informações sobre a cultura material escolar e a história das disciplinas escolares; Azevedo (2009), Nascimento (2012) e Souza (2006), sobre os grupos escolares e Calkins (1950) e Valdemarin (2004, 2006), para entendimento do método intuitivo ou lições de coisas. Com base na análise inicial das fontes, durante o período, constata-se a indicação para uso de objetos de ensino como Cartas de Parker e contadores mecânicos. Para dar continuidade as etapas da investigação, serão inventariadas novas fontes para cobrir o marco cronológico estabelecido, para em seguida, serem analisadas as prescrições para uso dos materiais de ensino em relação aos conteúdos e métodos, bem como extrapolar os limites geográficos de Sergipe examinando prescrições em outros estados brasileiros, para fins de uma possível comparação.
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