Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTINA DE SOUZA SANTOS
30/08/2015 22:45
Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar e analisar como os professores de matemática da 3ª série do ensino médio profissionalizante definem suas estratégias de ensino dos conteúdos de matemática. Teoricamente, está fundamentado em pesquisas sobre os saberes docentes e suas implicações na prática pedagógica dos professores. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários para alunos e professores, de forma a poder traçar o perfil dos mesmos, além de conhecer a visão que possuem sobre o ensino da matemática, entrevistas semiestruturadas com os docentes, numa abordagem centrada nos objetivos específicos da pesquisa, observação das aulas, para subsidiar a análise realizada dos instrumentos anteriores, e análise do plano de curso, buscando identificar no planejamento os métodos definidos pelos professores das turmas pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são os professores, cuja ação está no foco do estudo realizado, mas também os alunos, de maneira secundária, contribuindo para o entendimento do processo de ensinar e aprender matemática. A pesquisa é relevante porque poderá contribuir para a compreensão sobre as estratégias de ensino utilizadas por professores e de como são definidas, podendo possibilitar a futuros docentes uma visão mais aprofundada de seu papel enquanto agente de criação de saberes em seu cotidiano escolar, em cursos de educação profissional técnica de nível médio.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19157-1ea35eac9d