UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: SAULO PEREIRA DE ALMEIDA
28/08/2015 11:55

DISCENTE: SAULO PEREIRA DE ALMEIDA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Sala 01, Didática 05
TÍTULO: Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire - SLQ (Escala de Liderança Servidora - ELSE)
PALAVRAS-CHAVES: Liderança servidora, adaptação, estudos de validação, psicometria, língua portuguesa.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

O objetivo do estudo foi traduzir, adaptar e validar o Servant Leadership Questionnaire (SLQ) a fim de criar a Escala de Liderança Servidora (ELSE) para o uso no Brasil. Empreendeu-se um estudo psicométrico de corte transversal, com alunos e servidores efetivos e terceirizados da Universidade Federal de Sergipe, com mais de 18 anos, que possuíssem chefe imediato e estivessem trabalhando a no mínimo três meses na empresa atual. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala SLQ (traduzida e adaptada neste estudo), além de uma escala de satisfação com o trabalho (EST) e uma de liderança transformacional e transacional. Responderam aos instrumentos um total de 361 participantes, sendo 337 válidos (93%). Foram realizadas análises descritivas (médias, desvio-padrão e frequências) dos instrumentos utilizados e, para realizar a validade fatorial da ELSE, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória, com Fatoramento dos Eixos Principais e rotação Promax, além da avaliação da confiabilidade com o alpha de Cronbach (α). Para a análise de validade convergente, empregou-se a correlação de Pearson (r) entre as dimensões da ELSE e a Escala de Atitudes frente a Estilos de Liderança, que mensura os estilos de liderança transformacional e transacional. Para a análise preditiva, foi utilizada a Regressão linear em que, no modelo, as dimensões da ELSE eram variáveis independentes e a satisfação com a chefia (dimensão da EST) era a variável dependente. A análise de dados foi feita no Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 19.0. A solução final apresentou 3 fatores, totalizando 47,7% de variância explicada do instrumento, a saber: (a) Influência Visionária (α = 0,87; 9 itens), (b) Servidão (α = 0,88; 9 itens) e, (c) Intendência Organizacional (α = 0,83; 5 itens). Foi possível constatar a validade convergente da nova escala, que apresentou correlações moderadas e significativas com a liderança transformacional. A validade preditiva também foi confirmada, visto que as dimensões da nova escala explicaram 48% da variância explicada da satisfação com a chefia. As limitações do estudo referem-se a: falta de grupos comparáveis, baixo número de participantes e amostragem não-probabilística. Sugere-se para pesquisas futuras a investigação da estrutura fatorial encontrada neste estudo.

Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Interno - 1544923 - MARLEY ROSANA MELO DE ARAUJO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10