UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS REGINA NUNES MOTA ARAUJO
28/08/2015 09:36

DISCENTE: ELIS REGINA NUNES MOTA ARAUJO
DATA: 24/09/2015
LOCAL: a definir
TÍTULO: Educação Infantil “do” e no “campo”: um estudo de caso em escola e comunidade de crianças residentes em área rural.
PALAVRAS-CHAVES: Infância; Educação Infantil; História do Tempo Presente; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; Comunidades Tradicionais do Campo

Este trabalho resulta do estudo sobre a Educação Infantil “no” e “do” campo que busca compreender como uma comunidade rural, com suas práticas econômicas, sociais e culturais próprias da vida do campo, concebem a infância, a sua escola e a sua importância. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, ancorada na história do tempo presente caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram coletados através das entrevistas semiestruturadas, das rodas de conversas, dos registros no diário de campo e dos desenhos das crianças no período compreendido entre junho de 2014 e março de 2015. A pesquisa privilegiou a escola e o Assentamento Fortaleza situado no município de Nossa Senhora da Glória-SE. Ao apresentar a história do Assentamento buscamos compreender como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra contribuiu para a fundação do Assentamento e da escola. Os resultados apresentam a força e a luta da comunidade na garantia do direito à educação e a moradia. As concepções de infância junto aos pais e as crianças da comunidade pesquisada apresentaram o trabalho como elemento relevante nesta relação entre as brincadeiras e o tempo do trabalho. Quanto a escola ficou evidente sua relevância para a educação das crianças, a luta pela sua constituição se apresentou na fala dos homens e mulheres que não mediram esforços para a construção da unidade escolar no Assentamento.

Externo ao Programa - 1227529 - MARIA CRISTINA MARTINS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf