Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINAH MORAIS LAGO
17/08/2015 16:37
Esta pesquisa propõe uma abordagem antropológica da questão da produção e recepção das obras cinematográficas codificadas como mockumentaries de terror, que possuem como característica fundamental a apresentação de um roteiro fictício através da estrutura estilística de um documentário. Assumindo os fenômenos visuais como geradores de sentidos, busca-se investigar os códigos simbólicos fornecidos por essas produções, especificamente aqueles relacionados ao corpo, e todo o conjunto de manipulações subversivas às quais ele é submetido nas narrativas de violência. A análise da produção cinematográfica de terror revela o constante posicionamento desse gênero diante das angústias e medos vigentes em cada período histórico, revelando-se como uma poderosa alegoria social. O grupo sobre o qual se debruça essa análise consiste em jovens consumidores dos produtos inseridos no gênero do terror, considerando sua inserção num contexto contemporâneo de profundas transformações nos modos de produção e consumo de mídia, associado aos conceitos de convergência de mídias e cultura participativa. Pretende-se, a partir dessa investigação, gerar uma compreensão mais ampla do fenômeno, iniciado a partir da década de 1990, da popularização do consumo crescente de obras cinematográficas que retratam a violência infligida a corpos humanos de maneira esteticamente realista, a partir de questionamentos relacionados ao significado simbólico da produção e compartilhamento de imagens violentas no cinema e em outras mídias, apropriando-se de noções de corpo, visualidade e juventude coletadas nas pesquisas bibliográficas.
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