UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIENE COSTA SANTANA DA CUNHA
14/08/2015 13:32

DISCENTE: LUCIENE COSTA SANTANA DA CUNHA
DATA: 25/08/2015
LOCAL: Sala de Estudos do PPGECIMA
TÍTULO: MODELOS DIDÁTICOS QUE REPRESENTAM O FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS.
PALAVRAS-CHAVES: Modelos Didáticos; Aprendizagem; Ensino de Biologia, Formação de professores; Planejamento de Ensino.

É no dia a dia da sala de aula que percebemos que muitos professores encontram dificuldades para exercerem seu papel de formador, muitas vezes justificados por fatores históricos e estruturantes, concepções formativas arraigadas em modelos dominantes de ensino que fazem com que as práticas metodológicas desses futuros professores sejam vistas meramente por aulas expositivas. No entanto, percebe-se um esforço por parte desse futuro professor, que durante anos de estudos, muitos tentam aprimorar cada dia mais sua técnica ou sua forma de ensinar, de maneira que facilite a compreensão de seus alunos. Isso permitirá muitas vezes que o aluno desenvolva-se cognitivamente, ou seja, que ele adquira conhecimento. É na tentativa de melhorar cada dia mais sua prática docente, que podemos falar da importância da utilização dos modelos didáticos. E o seu estudo pode representar um instrumento útil para refletir sobre o planejamento de ensino, pois permite estabelecer um vínculo entre os aspectos teóricos relativos ao processo de ensino e aprendizagem e a intervenção em sala de aula propriamente dita. Para o conceito de modelos didáticos, Garcia Pérez (2000) afirma que pode ser utilizado para discutir os problemas educativos, permitindo definir a conexão entre a abordagem teórica e a intervenção prática. Dos modelos didáticos existentes, esse trabalho baseou-se nos modelos apresentado por Garcia Pérez (2000) em seus estudos, são eles: o tradicional, o tecnológico, o espontaneísta e o de investigação na escola (alternativo). A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo principal descobrir qual/quais modelos didático (s) utilizado (s) pelos professores de Biologia das escolas públicas e sua influência no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Como problemática temos as seguintes questões: será que os professores tem um modelo pedagógico/didático de referência? Qual? Esses modelos didáticos que estão sendo utilizados na sala de aula permitem aos alunos se apropriarem do conhecimento e obterem sucesso nas avaliações?. Como referencial teórico, procuramos abordar os principais teóricos que discorrem tanto sobre as características dos modelos didáticos, como sobre o processo de aprendizagem do aluno, evolução no ensino da Biologia, sobre formação docente, sobre planejamento de ensino, sobre avaliação de ensino, citando autores, como: Garcia Pérez; Myriam Krasilchik, Develay, Carvalho e Gil-Pérez, Libâneo, Bachelard, Charlot, Fusari, Luckesi, dentre outros. A próxima etapa dessa pesquisa será a aplicação da metodologia assim como a análise dos dados obtidos. Em relação à natureza e técnicas de coleta de dados, a pesquisa irá se basear num estudo de caso que possui uma abordagem qualitativa, a qual irá utilizar como instrumentos entrevistas, questionários e observações. Nota-se a importância da utilização dos modelos didáticos na aprendizagem do aluno, como instrumentos que despertam o interesse e motivação dos discentes. Além da sua importância para a formação dos professores, servindo como práticas pedagógicas a serem utilizadas no dia a dia na sala de aula, melhorando e facilitando a qualidade do trabalho docente.

Externo ao Programa - 2529251 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf