UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLY MORAIS ROCHA
12/08/2015 14:18

DISCENTE: DANIELLY MORAIS ROCHA
DATA: 25/08/2015
LOCAL: Campus Laranjeiras
TÍTULO: ENTRE OS MORROS E AS FIGURAS: GRAVURAS RUPESTRES NO PARQUE NACIONAL CHAPADA DAS MESAS, CAROLINA, MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Gravuras rupestres. Arqueologia da Paisagem. Maranhão
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica

Em meados do século XVII, as gravuras rupestres no Maranhão foram evidenciadas a partir do discurso de um pajé indígena, pelo religioso francês Yves d’ Evreux, e, alguns séculos depois, painéis chegaram a ser descritos e reproduzidos por naturalistas. Apesar de serem os vestígios pré-coloniais mais notáveis no Sul do estado, os estudos referentes a essas manifestações simbólicas ainda é escasso no Maranhão. Os sítios possuidores de arte rupestre estão incluídos em um contexto cultural amplo que envolve a própria construção da paisagem e características que indicam a preferência das sociedades pretéritas por determinados locais bem como seus usos. Acredita-se que a escolha dos suportes gravados estaria relacionada não apenas a disponibilidade de áreas a serem gravadas, mas a experiência com a paisagem que seus executores teriam tido no passado considerando, sobretudo, os aspectos sensoriais que dela emanam. Nesse sentido, o presente trabalho propõe a partir da abordagem fenomenológica da paisagem, o estudo de três sítios de gravuras rupestre localizados no Parque Nacional Chapada das Mesas, Sul do Maranhão. Trata-se de uma região de cerrados, possuidora de ocorrências de geoformas residuais, abrigos naturais e muitos cursos e quedas d’água que podem ser considerados lugares significativos e de grande valor simbólico para as populações pré-coloniais. Através de uma prospecção intensiva, será realizada uma análise da topografia dos sítios, dos caminhos e fronteiras locais, das rochas e as características das superfícies gravadas, das fontes hídricas em suas diferentes formas, a visibilidade dos sítios e das gravuras e os aspectos sonoros da paisagem em seu entorno. Com isso, identificar características que puderam influenciar ou não a escolha dos suportes gravados, bem como os efeitos que estes recursos naturais e monumentos exercem sobre a experiência corporal. A pesquisa visa ainda a documentação dos painéis rupestres utilizando como método teste, o scanner de mão 3D (Eva Handheld) que permitirá o registro das gravuras, a partir de coordenadas tridimensionais das imagens.

Presidente - 1972730 - JOSE ROBERTO PELLINI
Interno - 3094421 - SUELY GLEYDE AMANCIO MARTINELLI