Banca de DEFESA: LUCICLEIDE COSTA ROCHA
10/08/2015 11:40
Este TCF tem como objetivo a elaboração de uma proposta pedagógica para o trabalho com a leitura e compreensão de alguns gêneros textuais mais contemplados nos manuais didáticos do 6º ano do ensino fundamental disponíveis para a rede pública de ensino através do PNLD. Tal trabalho está pautado nas novas concepções de leitura e letramento digitais a partir de tirinhas como recurso pedagógico eficaz no desenvolvimento da competência leitora dos estudantes tomando como premissa uma nova realidade enfrentada pelas escolas na atualidade: a realidade virtual. Para a realização do trabalho serão utilizados os doze livros didáticos escolhidos pelo PNLD, através dos quais será feito um levantamento dos gêneros mais recorrentes que subsidiarão a elaboração do jogo. Como aparato teórico, foram utilizadas concepções sobre os gêneros textuais e/ou discursivos e leitura alicerçadas nos postulados de Baktin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), entre outros; sobre as novas tecnologias na educação, pautamo-nos nos estudos de Xavier (2013), Ziberman (2009), Brito & Sampaio (2013), além das concepções e orientações para o ensino de língua materna propostos pelos PCNs (3º e 4º ciclos do ensino fundamental).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf