UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: REJANILZA SANTOS DA SILVA BARBOZA
10/08/2015 09:59

DISCENTE: REJANILZA SANTOS DA SILVA BARBOZA
DATA: 27/08/2015
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO: CADERNO DE LEITURA LITERÁRIA: A FABULAÇÃO DO LEITOR
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de literatura. Leitura subjetiva. Leitor. Criação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Esta dissertação do TCF (Trabalho de Conclusão Final) parte de uma concepção que busca valorizar o processo de fabulação no ensino de literatura por meio da intertextualidade e da fruição do texto literário. O nosso objetivo se volta para a elaboração de um caderno de leitura literária voltado para a interpretação de textos literários pelo olhar da leitura subjetiva, considerando a criatividade do leitor no processo da recepção. Para isso, foram desenvolvidos estudos teóricos que levam em consideração a importância do papel do aluno/leitor colaborador capaz de dar sentido às suas leituras no processo de recepção do texto literário. Isso posto, deixa claro que o trabalho faz referência aos sentidos da leitura literária voltada à prática da subjetividade que envolve uma resposta sensível e criativa à leitura literária fundamentada em A. Rouxel e nos estudos de algumas abordagens metodológicas de ensino do texto literário dos pesquisadores brasileiros: R. Cosson e W. Cereja. Exploramos também os conceitos de leitor colaborador, de U. Eco como um movimento cooperativo do leitor para a construção de sentidos. Por fim, como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados tanto a perspectiva bibliográfica quanto à qualitativa em uma proposta de oficinas literárias realizada em uma escola pública municipal na cidade de Euclides da Cunha - Bahia, numa turma do sétimo ano do ensino fundamental II. Após as diversas etapas desta pesquisa, propôs-se o Caderno de leitura literária: a fabulação do leitor como um material didático construído com a intenção de oportunizar o contato com o texto literário por meio de atividades nas quais o discente seja capaz de analisar, comparar, combinar, efetuar inferências, e principalmente, extrapolações, vinculando essas operações intelectuais à ação física e à pratica social, nos produtos criados. Metodologicamente, dividiu-se esta dissertação em três capítulos: o primeiro consta o debate sobre os métodos de leitura de A. Rouxel, W. Cereja e C. Gomes, V. Aguiar, M. Bordini e R. Cosson; quanto ao segundo capítulo foi abordada a colaboração e formação do leitor, pela perspectiva de U. Eco e A. Rouxel; no último capítulo levou-se em consideração os tópicos da metodologia da pesquisa-ação adotada na investigação e os resultados obtidos na investigação.

Presidente - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo à Instituição - ROSA MARIA DE CARVALHO GENS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e