Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA BUENO RODRIGUES
10/08/2015 11:19
Este trabalho pretende investigar os elementos do discursivo publicitário presentes nos discursos do ex-governador sergipano, Marcelo Déda, publicados na sua conta pessoal do Twitter. Marcelo Déda foi um dos principais representantes do Nordeste e do Brasil - entre 2010 e 2013 - no uso das redes sociais digitais para fins políticos e governamentais. Devido à necessidade de analisar as instâncias de produção e de circulação desses discursos, em função das estratégias narrativas utilizadas por Déda, a proposta deste estudo está embasada no método da análise textual discursiva: que utiliza a análise de discurso, na etapa de produção, e a análise de conteúdo, na etapa de circulação dos tweets. Em razão das especificidades do objeto, também foi realizado um estudo biográfico do ex-governador, para contextualizar seu perfil narrativo. Além desse estudo, priorizamos apresentar aqui os conceitos norteadores que pretendemos trabalhar, o resultado das análises preliminares e apontar os passos que pretendemos seguir. As conclusões iniciais revelam que a comunicação política apropria-se de recursos do discurso persuasivo - a exemplos do uso de técnicas retóricas de linguagem - e da convergência dos múltiplos fluxos informacionais das mídias sociais, a fim de conquistar a adesão coletiva de ideias.
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