UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE DO NASCIMENTO SANTOS
10/08/2015 10:07

DISCENTE: LILIANE DO NASCIMENTO SANTOS
DATA: 28/08/2015
LOCAL: Auditório do Departamento de Comunicação
TÍTULO: RELEVÂNCIA JORNALÍSTICA: UMA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO REQUISITO RELEVÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: jornalismo; relevância; valores-notícia; qualidade; accountability
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração

Interessado na qualidade da produção jornalística, este trabalho procura reivindicar a correspondência entre o ser e o dever ser a partir de um requisito específico, a relevância da produção jornalística. Antes de realizar a avaliação experimental a que o trabalho se propõem é necessário aprofundar o trato com a relevância, tentando trazer precisão acadêmica ao terno, uma vez que ele é amplamente utilizado sem este aporte científico. Ainda sobre a definição de relevância, o trabalho se dedica a reflexão sobre os valores-notícia, apresentado-os como indicadores a partir dos quais o jornalista procura alcançá-la. Após esclarecer os requisitos e indicadores da avaliação, o trabalho passa a problematizar as questões envolvidas no próprio ato de avaliar implicando relações com a liberdade de expressão, a demanda por transparência e responsabilidade na produção midiática e o cuidado para que regulação de mídia não se confunda com censura. Com base neste conhecimentos o trabalho se volta para a descrição da Matriz de Relevância, uma ferramenta de aferição de relevância que integra o Qualijor, um sistema de gestão da produção jornalística e que inclui também conhecimentos organizacionais necessários para a adequada construção e compreensão de uma ferramenta de avaliação. Para efetivar o estudo, foram analisadas, utilizando procedimentos da Análise de Conteúdo que são internalizados pela estrutura da matriz, 180 matérias que ocuparam lugar de destaque em três importante veículo de comunicação jornalística dos meios on-line, impresso e televisivo. Como resultado foi possível visualizar um estímulo à capacidade de externalizar o conhecimento utilizado pelo jornalista; bem como ao processamento mais densamente vinculado a normas, atendendo às demandas de accountability de midia; e ao trato transparente da informação, do seu processamento à apresentação dos seus resultados.

Presidente - 1228210 - JOSENILDO LUIZ GUERRA
Interno - 1045250 - CARLOS EDUARDO FRANCISCATO
Externo ao Programa - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e