Banca de DEFESA: JOSILDA BORGES MOURA
31/07/2015 15:43
Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivos analisar a intertextualidade no gênero lenda como ferramenta para a produção de texto no ensino fundamental e elaborar uma proposta pedagógica para ser trabalhada em sala de aula. Para se alcançar os objetivos propostos, buscou-se responder as seguintes questões de pesquisa: de que forma a intertextualidade no gênero lenda pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita dos discentes do ensino fundamental? Como o professor de Língua Portuguesa pode colaborar para que os estudantes do ensino fundamental desenvolvam a capacidade de ler e escrever com competência? Quais atividades didáticas poderão ser aplicadas e quais conhecimentos deverão ser ativados para esse fim? A busca pelas respostas a essas questões conduziram-nos a uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo, privilegiando alguns referenciais teóricos, dentre eles destacamos Koch et al. (2012) sobre intertextualidade; Marcuschi (2008) sobre gênero discursivo, e de Schneuwly e Dolz (2004) sobre sequência didática. Com base nestes pressupostos teóricos foram realizadas algumas análises interpretativas em textos verbais e não verbais, visando identificar a presença da intertextualidade, e como este recurso foi utilizado por seus produtores no processo de criação e construção de sentido. Como produto destas análises, algumas atividades de leitura e produção de texto foram cuidadosamente preparadas e organizadas, em uma sequência didática, como sugestão de proposta pedagógica, direcionada para professores de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental. Desta forma pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da produção textual nas em sala de aula.
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