UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL PINA LIMA
29/07/2015 10:50

DISCENTE: RAFAEL PINA LIMA
DATA: 27/08/2015
LOCAL: PPGECIMA
TÍTULO: TECNOLOGIA E SOCIEDADE: TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Teste de desempenho; Tecnologia e Sociedade; Ensino de Ciências.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Nas últimas três décadas, o Brasil avançou significativamente no campo da pesquisa envolvendo sistemas de avaliações, fato este evidenciado pelo aumento expressivo de sistemas estaduais de avaliação. Estudos recentes revelaram que poucas unidades federativas nunca instituíram seus próprios sistemas de avaliação, participando apenas dos sistemas nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM). Nesta perspectiva, a presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um teste de desempenho escolar em Ciências para estudantes concludentes do Ensino Fundamental do estado de Sergipe com especificidade no eixo temático “Tecnologia e Sociedade”. Essa tecnologia de avaliação, diferentemente das avaliações tradicionais, visa avaliar em estudantes sergipanos da rede pública o nível de aproximação e distanciamento do discurso discente em relação ao conhecimento científico sobre temas do referido eixo temático. A elaboração das questões foi norteada por uma matriz de referência construída a partir da análise de três documentos oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Sergipe (SERGIPE, 2013) e Livro didático aprovado no Programa Nacional do Livro Didático 2014 (PNLD).

A pesquisa está em andamento na fase de validação por meio da aplicação de um estudo piloto, o qual será aplicado a uma amostra de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - MAURÍCIO URBAN KLEINKE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf