Banca de DEFESA: GILDETE CECILIA NERI SANTOS
28/07/2015 08:24
Neste trabalho, demonstramos a validade do ensino-aprendizagem em língua materna por meio de unidades didáticas que tomam como análise os efeitos de sentido subjacentes às manchetes de jornais popularescos, neste caso, o Jornal Superpopular. Este semanário popularesco foi veiculado entre 27 de janeiro de 2011 e 27 de março de 2014, principalmente no estado de Sergipe. Suas manchetes utilizam gírias, piadas, provérbios e fraseologias cotidianas às classes populares, em prol de, dentre outros objetivos, atingir essas camadas que tem pouco acesso à leitura e, mais ainda, a leitura de jornais. Sob a perspectiva da Linguística Textual, cotejam-se os deslocamentos de sentidos nessas manchetes, a partir de enunciados já consolidados na memória do leitor, como provérbios, músicas e ditados populares, o détournement, apontando o efeito militante e lúdico que tais construções morfossintático-semântico-lexicais trazem, a fim de despertar nos alunos da Educação Básica o interesse pela leitura, em especial o gênero textual notícia. Nosso corpus traz à baila as notícias veiculadas nesse jornal, em que é possível encontrar acentos apreciativos de notícias ao mesmo tempo chocantes, bem humoradas e sensacionalistas, objetivando a adesão dos discursos sutilmente perpetuados por ele. Neste trabalho, analisaremos como a relação entre os sujeitos e a situação de produção desses enunciados auxiliam na construção de sentido, fazendo com que um interlocutor que desconheça os textos anteriores à produção não construa um efeito de sentido satisfatório.
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