UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANDERSON GÓES ROCHA
21/07/2015 15:32

DISCENTE: ANDERSON GÓES ROCHA
DATA: 31/07/2015
LOCAL: SALA 1 - PPGAGRI
TÍTULO: Atividade formicida de Pogostemon cablin e sua nanoformulação sobre formigas cortadeiras
PALAVRAS-CHAVES: Lamiaceae, Formicidae, óleo essencial, comportamento, ethovision.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As formigas cortadeiras pertencentes ao gênero Atta são insetos comuns na região neotropical e importantes pragas em ambientes florestais e agrícolas. O controle das formigas tem sido feito com a utilização de inseticidas organossintéticos, por muitas vezes de forma ineficiente. Desta forma, visando gerar nova tecnologia para o manejo destas pragas, objetivou-se com este trabalho avaliar a atividade formicida do óleo essencial de Pogostemon cablin sobre as espécies de formigas cortadeiras A. opaciceps, A. sexdens e A. sexdens rubropilosa e desenvolver nanoformulação a base deste óleo essencial. O óleo essencial de P. cablin foi obtido por hidrodestilação de folhas secas e a identificação/quantificação dos compostos foi realizada por CG/EM/DIC. A nanoformulação (18%) foi realizada por agitação magnética utilizando óleo essencial de P. cablin, polioxietileno sorbitano, etanol e água. Foram realizados bioensaios de toxicidade aguda por fumigação, tempo letal e comportamental. Os estudos comportamentais envolveram bioensaios de comportamento de caminhamento em arenas totalmente tratadas e em arenas só com a metade tratada. Pequenas variações foram observadas na composição química da nanoformulação em relação ao óleo essencial de P. cablin. O óleo essencial de P. cablin e sua nanoformulação demonstraram eficiente atividade inseticida sobre as espécies A. opaciceps, A. sexdens e A. sexdens rubropilosa. As concentrações necessárias para causar 50% de mortalidade das operárias por fumigação variaram de 1,06 a 2,10 µL L-1. A sobrevivência das operárias de A. opaciceps, A. sexdens e A. sexdens rubropilosa expostas ao óleo essencial de P. cablin e sua nanoformulação foi significativamente reduzida ao longo do tempo. O óleo essencial de P. cablin e sua nanoformulação reduziram a distância percorrida e a velocidade das operárias de A. opaciceps e A. sexdens rubropilosa em arenas totalmente tratadas. Os tratamentos não afetaram o comportamento de caminhamento das operárias de A. sexdens nestes bioensaios. Já nos bioensaios com metade da arena tratada, isto é, quando o inseto tinha chance de escolha, as três espécies de formigas caminharam menos na área tratada com velocidade maior. Para A. sexdens rubropilosa este efeito foi mais pronunciado para o óleo essencial de P. cablin em relação à sua nanoformulação. As espécies A. sexdens e A. sexdens rubropilosa permaneceram a maior parte do tempo no lado não tratado pelo óleo essencial de P. cablin ou pela sua nanoformulação. Já A. opaciceps permaneceu menos tempo no lado tratado com o óleo essencial de P. cablin. Este trabalho demonstra a forte atividade formicida do óleo essencial de P. cablin e o grande potencial da nanoformulação desenvolvida para a geração de novos produtos.

Presidente - 1692351 - LEANDRO BACCI
Interno - 1352277 - GENESIO TAMARA RIBEIRO