Banca de DEFESA: MARIA ANGELICA DE AMORIM CORREIA
13/07/2015 11:25
Esta dissertação é o resultado de um trabalho de investigação didático-pedagógica que visa observar a constituição do ethos discursivo em alunos do Ensino Fundamental Maior e a sua imbricação com a valorização da imagem do orador numa situação de discurso. Para tecer a manta que recobrirá esse processo, usamos a linha da abordagem qualitativa a partir do estudo de caso, alicerçada em teorias que comtemplam os seguintes aspectos: a construção do ethos, a relação orador e auditório, o gênero entrevista como instrumento de trabalho e o uso das TIC’s como recurso facilitador da aprendizagem. As considerações foram dispostas neste TCF trazendo uma reflexão sistêmica do uso da linguagem como interação e sua concretização em situações enunciativas. Refletimos sobre quais razões limitam as práticas pedagógicas de colaborarem com a construção do ethos discursivo dos alunos e em que momento se faz crucial a intervenção do professor de forma pragmática, para a garantia do sucesso na aprendizagem. O resultado é a criação de um produto – vídeo aula – sobre o gênero textual entrevista oral, que possa ser utilizado como recurso metodológico em situações educativas, colaborando com essa construção da imagem de si – ou imagem construída de si - que contribui com a formação do discente enquanto ser de discurso, autônomo e crítico.
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