Banca de DEFESA: MEIRYELLE PAIXAO MENEZES
13/07/2015 21:34
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCF) está composto de uma parte dissertativa e de um Caderno pedagógico com oficinas literárias. O objetivo foi desenvolver uma prática de leitura literária voltada para a interpretação de contos infantojuvenis pelo olhar dos estudos de gênero. Para isso, foi aplicada uma pesquisa voltada para a leitura e a interpretação de textos literários no espaço escolar com ênfase para uma reflexão acerca da representação de gênero dos príncipes e princesas dos contos tradicionais. Tal pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Sergipe com alunos/as de uma turma de 6º Ano e pretendeu reduzir o preconceito de gênero que ainda faz parte das relações entre garotos e garotas, que repetem padrões sexistas e machistas próprios da dominação masculina. As aulas de leitura do texto literário foram voltadas para a exploração das questões de gênero no imaginário dos contos de fadas. Essas relações partem do senso comum para a repetição de preconceitos contra a mulher. Nesse contexto, foi aplicada uma proposta de trabalho com oficinas de leitura dos contos literários “Entre a espada e a rosa”, “A moça tecelã” e “Como um colar”, de Marina Colasanti, no intuito melhorar os níveis de leitura dos/as estudantes e conscientizá-los/as no tocante à discriminação de gênero na escola. Após as diversas etapas desta pesquisa, propôs-se o Caderno de leitura literária: a recepção pelo olhar gênero como um material didático construído a partir dessa experiência. Metodologicamente, dividiu-se a aplicação da pesquisa em três momentos: 1 - a formação do/a leitor/a, que foi debatido pela perspectiva de U. Eco; 2 - os métodos de leitura de A. Rouxel, C. Gomes; e 3 – a abordagem de gênero pela perspectiva de P. Bourdieu e G. Louro e E. Xavier. Durante essas oficinas, foi feita uma coleta de dados acerca da leitura e do debate sobre as diferenças entre as identidades masculina e feminina na recepção dos contos de fadas. Após a aplicação das oficinas de leituras, passou-se à construção de um caderno de leitura literária que sintetiza as principais etapas da abordagem desenvolvida nesta pesquisa. Com este caderno, espera-se contribuir para a formação de leitores/as críticos/as no intuito de conscientizar os/as discentes com relação à discriminação de gênero, objetivando formar uma sociedade mais justa e igualitária.
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