Banca de DEFESA: MÁRCIA CRISTINA MAIA COELHO
13/07/2015 11:25
O presente trabalho versa sobre a argumentação e a persuasão encontradas no gênero textual propaganda e tem por objetivo destacar a importância da retórica para a compreensão, interpretação, análise e produção de textos em sala de aula, possibilitando que a vivência no ambiente educacional se transforme em momentos de aprendizagem com ampliação de conhecimentos e não apenas de reprodução. Ao analisar os elementos persuasivos encontrados nesse gênero textual, que chega até a sala de aula de diversas maneiras, inclusive através das mídias, iremos criar estratégias que proporcionem aos alunos condições para tornarem-se leitores e escritores críticos. Este estudo tem um enfoque qualitativo-interpretativo e de aplicação didático-pedagógica e sua amostra é composta por propagandas que foram extraídas da mídia. Levando-se em conta as características que demarcam esse gênero, iremos proporcionar momentos de análise, compartilhamento e interação. Para melhor contribuir com a prática do professor em sala de aula, este trabalho é acompanhado por um caderno pedagógico com sugestões de atividades práticas envolvendo os temas que aqui serão discutidos. Para tanto nos reportaremos a alguns autores, tais como, Fiorin, que privilegia análises de textos persuasivos; às pesquisas aplicadas no âmbito da psicologia e da educação, realizadas por Schneuwly e Dolz, que têm como objetivo o desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem dos gêneros do discurso como instrumentos de comunicação e interação social; à teoria moderna da argumentação ou Nova retórica, fundada por Perelman e Olbrechts-Tyteca que analisam os raciocínios transcritos em textos impressos, dentre outros.
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