UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIENE DA SILVA MENEZES
09/07/2015 11:43

DISCENTE: LUCIENE DA SILVA MENEZES
DATA: 11/07/2015
LOCAL: DFI sala 22
TÍTULO: Uma Sequência Didática para AprendizagemAtiva das Leis de Newton
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Ativa, Sequência Didática, Leis de Newton
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Assim como acontece em outras áreas de conhecimento, o ensino de Física permanece centrado nos conteúdos presentes nos manuais e livros didáticos. Nesta perspectiva, os professores tendem a transmitir os conteúdos em aulas apenas expositivas e sem apresentar ligação alguma com o cotidiano dos estudantes. Estes acabam tendo um comportamento passivo no processo, muitas vezes simplesmente realizando cálculos matemáticos ao invés de interpretar fenômenos físicos. Neste projeto foi proposto aos professores de Física um modo diferente na abordagem das Leis de Newton, evitando a prática de aulas tradicionais em que o professor impõe os conteúdos a serem decorados pelos alunos apenas com o objetivo de passarem de ano. Com intuito de motivar os estudantes para uma aprendizagem ativa, buscamos abordar o tema, as Leis de Newton, de forma a estabelecer relações com seus dia a dia. O objetivo é entender as interações por meio dos diferentes tipos de força. Compreender as Leis de Newton e aplicá-las em diferentes contextos. No primeiro momento aplicamos um pré-teste com intenção de saber as concepções alternativas do aluno. Em seguida trabalhamos o conceito de força, apresentando aos alunos a figura intitulada “Onde estão as forças?” mostrando a relação entre as forças e a variação da quantidade de movimento. Usamos a simulação do PhET “Cabo de Guerra” como demonstração interativa. A simulação de imediato foi explorada pelos alunos, respondendo perguntas instruídas pelo professor. Verificamos o entendimento sobre as Leis de Newton usando questões conceituais do tipo “peer intruction”, discutindo os conceitos envolvidos em cada questão, verificando os tipos de concepções sobre movimento que os alunos possuíam. Em outro momento formamos grupos de quatro alunos para construir um dinamômetro e a partir da construção discutimos a “lei” de Hooke e sua validade. Solicitamos que os alunos fizessem diferentes medidas para entender o empuxo. Exibimos o episódio “Polias (Roldanas)” da série de animação “Assim que Funciona”. Em seguida perguntamos para os alunos: qual a vantagem mecânica do sistema de polias? Quais aplicações das polias apresentadas no episódio? Logo após, utilizamos o kit experimental de roldanas. Por fim, aplicamos o pós-teste, com o objetivo de analisar asserção de conhecimentos por parte dos alunos. Os resultados foram obtidos, das gravações durante a aplicação da sequência didática, do pré-teste, do pós-teste, e das questões tipo peer instruction. Com o objetivo de buscarmos uma forma de ensinar onde seja propícia a aprendizagem de forma significativa, em que o aluno sinta-se motivado e utilize de conhecimento das Leis de Newton. A proposta da nossa Sequência Didática foi de possibilitarmos o entendimento dos alunos quanto a aplicação das Leis de Newton de forma dinâmica com participação ativa de cada um nas atividades desenvolvidas durante a aplicação. A nossa proposta foi executada em uma escola pública estadual.

Presidente - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Interno - 1564732 - EMERSON LUIS DE SANTA HELENA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e