UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA LINS ARAÚJO COSTA
07/07/2015 18:02

DISCENTE: LUIZA LINS ARAÚJO COSTA
DATA: 09/07/2015
LOCAL: sala 02, Polo de Gestão
TÍTULO: O adolescente em conflito com a lei e a lei em conflito com o adolescente: julgamentos e representações de estudantes de direito.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente em conflito com a lei; representações sociais; julgamentos sociais.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

Esta pesquisa objetiva analisar os julgamentos e representações sociais de estudantes de direito sobre o adolescente em conflito com a lei e o impacto da cor da pele e do estrato social do adolescente na construção dessas imagens e julgamentos. Para isso, utilizamos um questionário aplicado de forma coletiva composto por itens sobre a representação social do adolescente em conflito com a lei, causas atribuídas a prática infracional na adolescência, avaliação sobre a redução da maioridade penal e as expectativas para o futuro dos adolescentes em conflito com a lei. No instrumento apresentamos um cenário experimental que manipulava as variáveis cor da pele e estrato social de um suposto o adolescente em conflito com a lei, o estudante deveria avaliar o caso e fazer um julgamento, decidindo qual ou quais medidas socioeducativas ele aplicaria ao adolescente. Participaram do estudo 139 estudantes universitários, entre o quinto e o décimo período do curso de Direito, sendo 75 do sexo masculino (54%), com idades entre 20 e 67 anos (M= 28.2; DP= 8.9). Parte deles pertencia a uma instituição particular de ensino (n=102) e parte a uma instituição pública (n= 37). A análise dos dados está em andamento e apresentamos resultados parciais sobre a representação do adolescente em conflito com a lei e o julgamento dos estudantes de direito. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com seres humanos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), segundo Parecer Consubstanciado, nº. 915.971 (CAAE: 36974814.0.0000.5546).

Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo ao Programa - 2125535 - KARYNA BATISTA SPOSATO